quinta-feira, 29 de julho de 2010

Depressão pós-férias

É hora de voltar ao trabalho. Mas como é difícil a volta ao trabalho depois das férias! O desânimo toma conta do corpo, a mente parece que não funciona, o apetite fica alterado, para mais ou para menos. Os primeiros dias parecem uma sucessão de segundas-feiras. São os sintomas da depressão pós-férias. Entrar no ritmo leva pouco tempo, mas o suficiente para prejudicar o recomeço das suas atividades, se você não ficar alerta.
“Este tipo de depressão foi diagnosticada por pesquisadores espanhóis da Universidade de Valencia, em agosto do ano passado. Ela é encontrada mais facilmente em jovens, mulheres e crianças, neste último caso surge após grandes pausas nos estudos. Segundo a pesquisa, não se trata de uma depressão ´clássica`, já que não necessita de tratamento e ocorre por cerca de uma semana.”
As pessoas que entram em férias após grande estresse tendem a sofrer mais quando retornam ao trabalho. O desânimo parece gigantesco. Essas reações no organismo são conseqüências de mudanças na química cerebral.
Quanto mais estressada fica a pessoa antes de sair de férias, pior é a volta ao trabalho. Por isso, muitos profissionais já se sentem desgastados com apenas uma semana de recomeço. Mas aos poucos o organismo vai se readaptando. Com duas semanas de volta ao trabalho as coisas começam a melhorar. Se a depressão durar mais que isso é melhor procurar ajuda médica ou psicológica.
As pessoas com hábitos de vida saudáveis e estrutura emocional resistente tendem a sofrer menos com a síndrome. Já os insatisfeitos com o emprego e os que trabalham em um ambiente estressante são propensos a sofrer mais.

É possível fazer alguma coisa para minimizar essa situação? Vamos tentar!

1. Agradeça a Deus pelo emprego e férias pagas. Quantas gostariam de estar no seu lugar!
2. Evite pensar e se angustiar com as muitas coisas que tem para fazer.
3. Comece a planejar as próximas férias.
4. Pare algumas vezes durante o dia para pensar nas melhores coisas que fez durante as férias, no lugar mais bonito que esteve, nas pessoas com quem se relacionou, no que mais marcou a sua vida. Depois inspire e expire três vezes, relaxando o pescoço e os ombros.
5. Coloque as melhores fotos das férias na bolsa. Olhe-as de vez em quando. Com certeza um sorriso se abrirá nos seus lábios.
6. Conserve alguns hábitos das férias. Por exemplo, se você costumava sair para comer pizza, tomar sorvete, deitar na rede, caminhar, olhar a natureza, tirar fotos e outros, mantenha, por algum tempo, os hábitos que forem possíveis.
7. Exagere nos alimentos que ativam a produção do hormônio da felicidade no cérebro (serotonina). Coma bananas, laranjas, peixes gordos, fruto do mar, cereais integrais e chocolate amargo.
8. Faça exercícios físicos, pois ativam a produção de hormônios que causam bem-estar. Caminhar é uma boa opção.

Se nada disso ajudar, invente alguma coisa, mas livre-se logo desse abatimento. Lembre-se que muitas outras férias virão.

Odes Sidene

Fonte: JCA