quarta-feira, 26 de maio de 2010

Jogadores não poderão orar no Mundial da África do Sul/2010











Na Copa do Mundo da África do Sul 2010 fica proibido os jogadores cristãos expressar sua fé em público, ora em grupos ou dar graças a Deus.

Joseph Blatter, pretende eliminar qualquer expressão de fé através da oração em grupos e de mensagens escritas nas camisas. Durante a última edição da Copa das Confederações o presidente da Federação Dinamarquesa Jim Stjerne Hansen, criticou os jogadores da equipe brasileira por orar juntos, depois de vencer a final contra os Estados Unidos dizendo que “a religião não tem lugar no futebol” .
Andreas Herren, porta-voz da FIFA, justificou a medida visa acabar com a violência nos campos de futebol. No entanto, estudos sugerem que a violência no futebol é uma reminiscência do espírito animal do homem que leva a exteriorizar suas inibições, frustrações e ódios escondidos.

Fonte: Inforgospel

segunda-feira, 24 de maio de 2010

JMN convoca voluntários para a evangelização de surdos

Você, que deseja alcançar os surdos para Cristo, não pode deixar de participar do Projeto Alcance Surdos. Esse ano, três localidades serão impactadas com a ação missionária. São elas: Belém - PA (13 a 27 de junho), Rio de Janeiro - RJ (9 a 25 de julho) e Juazeiro do Norte - CE (24 de outubro a 7 de novembro).


O projeto Alcance Surdos tem sido uma grande ferramenta de evangelização. Dentre as estratégias utilizadas durante os 15 dias de atuação, destacam-se: recenseamento de casas, estudos bíblicos, cultos nas escolas e praças, atividades para crianças, palestras na área social, etc.


Para participar, basta preencher o formulário de inscrição e efetuar o pagamento no valor de R$ 40,00 - esta taxa cobre despesas com alimentação e hospedagem.


Fonte: JMN

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Marcha para Jesus 2010

http://www.marchaparajesus.com.br/2010/index.php

Pastor usa a internet para aconselhar e conseguir novos membros para a igreja

As ferramentas oferecidas pelo avanço tecnológico abrem tantas possibilidades para o trabalho das igrejas que os pastores estão inovando no atendimento aos fiéis e incluem até aconselhamento por meio do MSN. É o que faz o pastor Samuel Biassi do Nascimento, da Primeira Igreja Batista de Bauru.
“Hoje, a Internet tornou-se parte do meu cajado”, afirma ele. “É possível alcançar as pessoas onde elas estão”, frisa. Segundo ele, a igreja não pode abrir mão da tecnologia. “Eu penso que os avanços tecnológicos são reflexo da sabedoria e da criatividade que Deus deu ao homem”, analisa.
Ele comenta que é comum ver pessoas dentro das igrejas resistirem às novidades. Muitas associam essas novidades ao pecado, como a Internet, por exemplo. “O instrumento em si é neutro. Depende do homem usá-lo para o bem ou para o mal”, pondera.
Samuel conta que quando chegou a Bauru, vindo de São Paulo, incentivou o uso da Internet pela igreja com a ideia de alcançar o mundo. Ele chegou em 2005. No ano seguinte, a igreja já tinha sua página na Internet, apesar da desconfiança de uma parte dos batistas.
Daí até a transmissão do culto pela web foi um pulo. Atualmente, todos os cultos são transmitidos ao vivo por meio do site. Segundo o pastor, ele conhece pelo menos 20 membros da igreja que moram em outros países, como Suíça, Estados Unidos e Alemanha, e que assistem aos cultos de Bauru pela Internet.
“Isso gera um fator emocional muito grande porque dá uma sensação de proximidade. A Internet tem uma força muito grande em termos de afetividade”, frisa. O próprio pastor sentiu isso quando esteve no Oriente Médio, em 2008. Do Iraque, ele conversou ao vivo com a igreja durante um culto no domingo à noite com o uso de um notebook e uma webcam. A imagem foi projetada na parede para que todos pudessem acompanhar.
“Esperei até as 2h da madrugada para isso, mas valeu a pena. Todos da igreja me viam e eu via a igreja”, relata Samuel, que estava acompanhado de um monte de iraquianos querendo ver como era o Brasil.

Fonte: JCNET/ Gospel+

Igreja Perseguida – Pastor é agredido e igreja depredada por realizar conferência cristã

India – Quando o pastor Joshua, do distrito de Khammam, que havia sido convidado pelo pastor Daniel como palestrante em uma conferência de três dias no vilarejo de Kottur, estava falando aos cristãos no dia 29 de abril de 2010, um grupo ligado ao Rashtriya Swayamsevak Sangh atacou o local. Eles agrediram o pastor Daniel e depois danificaram a mobília e o sistema de áudio e vídeo. Apesar de a polícia ter chegado logo ao local, ela não fez nada para impedir as agressões.
No dia seguinte, os agressores foram até a casa do pastor Daniel e o agrediram. Os homens ordenaram que ele não realizasse nenhuma atividade cristã na região.

Fonte: Gnoticias-GospelMais

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Conexão África 2010

A iniciativa será concretizada através da parceria entre três organizações brasileiras, que são a Coalizão Brasileira dos Ministérios Esportivos, Junta de Missões Mundiais e Faculdade Batista de Teologia (FABTEO). A idéia é levar à África do Sul, por ocasião da Copa do Mundo, duzentos voluntários evangélicos de denominações diversas que tenham paixão pelas almas perdidas e o desejo de servir a este povo que tanto fez pelos brasileiros.


À frente da coordenação geral da Conexão África 2010, o pastor, ex jogador de handebol brasileiro e integrante da Coalizão Internacional de Ministérios Esportivos, Marcos Grava Vasconcelos afirma que este será, com certeza, o maior grupo de voluntários que já saiu do Brasil para um projeto evangelístico.

No ano passado, quando da realização das Olimpíadas de Pequim, ele liderou a ida de mais de cem brasileiros para o trabalho proibido de evangelismo entre os chineses e diz que a o grupo da Àfrica será dobrado porque não há barreiras com o idioma e nem restrição ao Evangelho.


“O campo da África está pronto para uma grande colheita e esta é a oportunidade para os missionários brasileiros que querem levar as almas a Cristo”, finalizou o diretor da FABTEO . (Sandra Regina Santos)



Fonte: fabteo

segunda-feira, 10 de maio de 2010

"A salvação em Cristo é universal, tanto para judeus como para gentios, e só pode ser recebida mediante a fé"

“A Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado. Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da casa de Aristóbulo. Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da casa de Narcisoque estão no Senhor. Saudai a Trifena e a Trifosa, que trabalham no Senhor. Saudai a amada Pérside, que muito trabalhou no Senhor. Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles. Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam” (Rm 6.3-15).


Principais temas – Vários são os temas da Carta, mas pode-se destacar que em Romanos 1-5 Paulo vai expor seu entendimento sobre a obra redentora de Cristo. Para ele, não existem homens justos, nem entre os judeus e nem entre os gentios, por isso, foi tão necessária a obra redentora de Cristo.
A salvação em Cristo é universal, tanto para judeus como para gentios, e só pode ser recebida mediante a fé. Ou seja, não pode ser adquirida mais pela lei, como defendiam os judeus (Rm 1.18-5,21).
Em Romanos 6-8, Paulo irá contrapor a lei mosaica com a fé em Cristo, defendendo que a fé em Cristo é, agora, o único meio para salvação e justificação. Acabouse a era da lei; agora, é a vez da fé.
Em Romanos 9-11, o apóstolo demonstra que a igreja é o cumprimento perfeito das promessas de Deus, pois reúne em seu meio tanto os judeus, o povo eleito, como os gentios, o povo enxertado.
Em Romanos 12-13, defendendo a unidade do corpo de Cristo, alerta que os cristãos devem se relacionar e respeitar dentro e fora da igreja. Romanos 14,15 trata sobre o respeito mútuo advindo do amor e da solidariedade dos cristãos.

FONTE: Atitude - Revista do jovem cristão – 2T10 - JUERP

terça-feira, 4 de maio de 2010

Prisioneiros Cristãos

Vamos orar por nossos irmãos perseguidos e presos
“Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os meus sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus.”

2 Timóteo 1.8

Nesta página encontra-se o nome de cristãos presos oficialmente por causa de sua fé e testemunho cristãos, e uma breve descrição de seu caso . Eles estão agrupados de acordo com o país onde estão detidos. A data entre parênteses corresponde ao ano de seu nascimento.

Estes são apenas alguns nomes, link do site com a lista contendo outros missionários de diversos paises no final da postagem.

 Argélia

Habiba Kouider
Ex-muçulmana convertida ao cristianismo, foi sentenciada a três anos de prisão por praticar sua fé “sem licença”, em março de 2008, após ser encontrada portando várias Bíblias e livros cristãos.

Azerbaijão

Zaur Balaev (1963) - Libertado
Pastor batista condenado a dois anos de prisão em 8 de agosto de 2007, pela corte de Zakatala. Ele foi considerado culpado de “uso da violência contra oficiais do Estado no exercício de suas funções”.

China

Ao longo de 2007, mais de 600 pastores e líderes cristãos foram colocados atrás das grades por causa de sua fé. Pastores e líderes cristãos chineses pedem orações para que recebam perseverança. Mas eles não pedem para que a perseguição pare. Eles crêem que os açoites e a privação são positivos para o seu ministério.


Por enquanto, não temos acesso a esses presos. Sendo assim, não envie cartas para eles.

Aiqing Zhu (1956)
Em 9 de junho de 1996, ela foi presa pela prática de “atividade ilegal de evangelismo” e sentenciada a 20 anos de prisão.

Alimjan Yimit
Muçulmano convertido, líder de uma igreja doméstica cristã da etnia uigur na província de Xinjiang no noroeste da China, foi preso em 12 de janeiro de 2008 por oficiais de segurança do estado. Eles o detiveram dizendo para os membros da família que a prisão era um “assunto de segurança nacional”. Os detalhes das acusações contra ele ainda são desconhecidos.

An Jianzhao (1974)
Sacerdote católico ilegal, da diocese de Boading, Província de Hebei, foi preso e sentenciado a reeducação por meio de trabalho forçado em 6 de agosto de 2004.

Chen Zhong (1970)
Cristão preso em 2000 e sentenciado a oito anos de prisão por “atividade ilegal de evangelismo e distúrbio da segurança social”.

Ding Yutang
Líder cristão preso em 28 de março de 2003, enquanto conduzia um culto. A polícia disse que os cristãos evangélicos (mais de cem) formavam uma “organização sectária”.

Dong Daolai
Durante o mês de outubro de 2002, foi preso com outros líderes da Igreja do Sul da China. Foi sentenciado a dez anos de prisão.

Dou Shaowen
Foi condenado a um ano e meio de reeducação por trabalho por “realizar atividades religiosas ilegais”.
O pastor Dou foi preso no dia 14 de junho de 2009, quando dezenas de oficiais invadiram o culto de domingo. Eles fotografaram e fizeram vídeos dos mais de 100 cristãos presentes e cortaram a eletricidade para forçá-los a ir embora. Os oficiais lacraram todas as dependências da igreja (leia mais).

Outros missionarios chineses

Índia

 
Chandra
O pastor e missionário Chandra foi preso pela polícia de Orissa em dezembro de 2003, sob a acusação de batizar cinco recém-convertidos. Outros 14 missionários também enfrentam perseguição e prisão sob a legislação anticonversão do Governo de Orissa.

Suresh Thackaray (1967)
Ministro metodista preso em 3 de julho de 2003 por ter danificado um ídolo hindu. Ele está detido em Junagadh, no Estado de Gujarat. Suresh recusou pagar suborno. Ele é casado com Ruby e, durante os últimos sete anos, o casal dirigiu um orfanato.

Vietnã

Estima-se que 350 cristãos da etnia degar estejam presos por defender os direitos humanos, pregar o evangelho ou fugir para o Camboja. Por enquanto, não temos acesso a esses presos. Sendo assim, não envie cartas para eles.


Bui Van Ba
O pastor Bui Van Ba, secretário-geral da organização da rede de igrejas não registradas Igreja do Evangelho Pleno, está sob prisão domiciliar na cidade de Ho Chi Minh, desde que, em 18 de agosto de 2003, a polícia invadiu uma reunião de oração em sua casa. Sua esposa , foi ferida durante a ação, . Em dezembro passado, ele foi acusado de “resistir a um oficial no cumprimento de seu dever”. Seu julgamento estava marcado para 13 de janeiro de 2004, porém, no último minuto, foi postergado para uma data posterior, provavelmente por causa da grande repercussão internacional e do interesse demonstrado pelas embaixadas do ocidente pelo caso.

K'Pa Binh (1976)
Ativista cristão degar condenado a 15 anos de prisão , em junho de 2007, por “ser cristão da igreja doméstica”, por se envolver em campanhas pelos direitos à liberdade de expressão, por defender os direitos da etnia degar e possuir telefone celular. K'Pa Binh foi preso em setembro de 2006 por ter participado de um protesto pacífico de Páscoa. Ele está preso na penitenciária T-20, na cidade de Pleiku, província de Gia Lai.

outros missionarios vietnamitas

http://www.portasabertas.org.br/prisioneiros/

Homem é preso após pregar na rua que homossexualismo é pecado

Um pregador britânico foi preso depois de ter dito durante sermão na rua que homossexualismo é um pecado.

Dale McAlpine foi acusado de causar "alarme, intimidação e angústia" depois que um policial comunitário ouviu o pastor batista mencionar vários "pecados" citados na Bíblia, inclusive blasfêmia, embriaguez e relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo, de acordo com o jornal britânico The Daily Telegraph.
Dale McAlpine, de 42 anos, prega nas ruas de Wokington, na região de Cumbria, no noroeste da Inglaterra há anos, e disse que não mencionou homossexualismo quando fazia o sermão do alto de uma pequena escada, mas admitiu ter dito a uma pessoa que passava que acreditava que a prática era contrária aos ensinamentos de Deus.
Segundo o jornal britânico Daily Mail, o policial Sam Adams identificou-se como o agente de ligação entre a polícia e a comunidade gay e transsexual e avisou o pregador, que distribuía folhetos e conversava com as pessoas nas ruas, que ele estava violando a lei. Mas ele continuou pregando e foi levado para a prisão, onde permaneceu por sete horas.
O pregador disse que o incidente foi "humilhante", segundo o Daily Telegraph. "Eu me sinto profundamente chocado e humilhado por ter sido preso em minha própria cidade e tratado como um criminoso comum na frente de pessoas que eu conheço."
"Minha liberdade foi tolhida por rumores vindos de alguém que não gostou do que eu disse, e fui acusado usando-se uma lei que não se aplica", afirmou Dale.
O processo contra McAlpine por supostas declarações públicas contra gays ocorre semanas depois que um juiz britânico disse que não há proteção especial na lei para crenças cristãs.
O juiz decidiu favoravelmente a uma organização que demitiu um terapeuta de casais por se recusar a atender casais gays alegando que isso seria contra seus princípios cristãos.

Fonte: BBC Brasil.com
http://www.portasabertas.org.br/noticias/noticia.asp?ID=6195

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Família, uma instituição que faz a diferença

As famílias são formadas por diferentes aspectos. É possível perceber as distinções familiares através da classe social, religião, etnia; se rural ou urbana; se pequena ou grande. De acordo com a realidade em que vive e por conta das mudanças na estrutura familiar, os seus membros precisam se readaptar. Veremos a seguir alguns flashes de variados tipos de famílias.

Uma criança de sete anos deseja ter uma mãe “normal” porque sua mãe trabalha o dia todo e estuda à noite, enquanto ela passa o dia num hotelzinho. Um dia ela percebe que a sua mãe é diferente da mãe de seus coleginhas porque ela nunca foi buscá-la na escola.
Uma menina de 15 anos, por ocasião da festa de debutante, queria entrar na igreja de moto; isso sem falar nas músicas que queria que fossem tocadas e cantadas.
Avós abusam de netos e netas.
Pais violentam suas filhas.
Filhos matam pais e vice-versa.

Pais separam na casa um quarto para os filhos receberem as namoradinhas em segurança.
Namorados usam conta bancária conjunta, como se fossem marido e mulher.
Tudo isso porque o mundo mudou e continua mudando. A humanidade não ama a Deus, porque se amasse ouviria o que está escrito em 1 João 2.15: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há, aquele que ama o mundo o amor do Pai não está nele”.

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-o pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12.2)

A família cristã não deve conformar-se com o mundo

Percebemos que o mundo está mudando e verificamos essas mudanças, por exemplo, quando recordamos que em outras gerações havia grandes mobilizações para a realização de um casamento. As famílias envolvidas sempre faziam um planejamento; a noiva tinha uma agenda onde tudo era relacionado e planejado etapa por etapa, desde o noivado.
Hoje alguns pais se surpreendem quando a filha chega em casa e diz: “casamos”. Muitas vezes não tem casa, nem emprego, nem perspectiva de família, muito menos de filhos. E essa situação já está se tornando tão normal que alguns pais parabenizam seus filhos pelo ocorrido. Sabem por quê? Porque nem eles mesmos são casados. Vivem normalmente uma relação de marido e mulher sem nenhum compromisso ou legalidade.
Mas nem tudo está perdido. Ainda existem alguns jovens que refletem sobre esse fato e percebem que sem casamento e sem planejamento não existirá um relacionamento correto. Outro dia uma jovem dizia que se seu noivo a pedisse para viver com ele sem casamento, ela não iria, porque nunca iria sentir-se esposa dele, mas apenas companheira, vivendo debaixo do mesmo teto.
Deus estabeleceu princípios para a família e é desejo dela fazer diferença nesse mundo desordenado. O mundo está mudando e a Bíblia diz que não devemos nos conformar com ele. Sim. Não devemos nos conformar, mas transformá-lo. E a família é uma instituição que pode fazer essa transformação pela renovação dos modos e costumes e pela vivência dos princípios estabelecidos por Aquele que instituiu a família.
Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”, depois Ele disse: “Deixará o homem pai e mãe e unir-se-á a sua mulher e serão ambos uma só carne”.
Como seria bom se o homem vivesse conforme essa palavra. Quantas crianças teriam seus lares ajustados..., quantas receberiam aquele afago que lhes daria segurança e certeza de que tinham uma família..., e quantas veriam seus lares como porto seguro onde todos se amam e se respeitam... O mundo está mudando, mas devemos entender que estamos no mundo para fazer diferença.

Jesus disse que não somos do mundo como Ele também não era, portanto, devemos trabalhar e viver de tal forma que o mundo veja a diferença que existe nessa instituição chamada família.

A família cristã transformando o mundo

Lembro-me da história de duas casinhas, uma alegre e outra triste, localizadas na mesma rua. Na casinha alegre morava uma família ajustada e alegre; na casinha triste uma família desajustada e triste. Um dia aconteceu um desastre na casinha triste e a família ficou desabrigada. A família da casinha feliz alojou a família desabrigada em sua casa. Os costumes começaram a ser observados. A primeira coisa foi o relacionamento deles. O respeito, a obediência dos filhos, o tratamento do papai com a mamãe, tudo naquela família era diferente. As crianças chegavam da escola guardavam as mochilas, os sapatos, os uniformes, tomavam banho sem a mamãe gritar ou insistir com elas, depois iam alegre ajudar no que fosse preciso e iam juntos para a mesa. O papai, apesar de ter trabalhado o dia todo, chegava feliz beijando os filhos e a esposa e ainda colocava a mesa ou ajudava na cozinha. E quando iam fazer a refeição oravam juntos de mãos dadas e, conversavam sobre o dia de cada um, sorriam das coisas engraçadas e vivenciavam momentos muito agradáveis. Agradeciam a Deus por tudo que recebiam Dele. Saiam todos juntos para a igreja. A família agregada, observando aquele comportamento, quis saber por que eram tão diferentes se ambas tinham o mesmo padrão de vida, moravam na mesma rua, as crianças freqüentavam a mesma escola. Então, a família feliz falou do grande amor de Deus. Quando a casinha daquela família ficou pronta já não existia mais uma casinha alegre e outra triste, pois ambas eram alegres porque a família cristã fez a diferença.
Por que o mundo está mudando? Porque a instabilidade no sistema de valores deixa as pessoas inconstantes e conseqüentemente altera a estrutura das famílias. Os casamentos são volúveis e os filhos vivem sem um referencial de família por experimentarem essa instabilidade familiar. Os pais divorciados constituem novas famílias e os filhos ficam sem um lar permanente, isto é, cada dia podem estar numa casa diferente. Nessa família moderna os filhos ficam sem saber onde realmente moram.
Quando trabalhava na coordenação do Fundamental de uma escola particular, preenchendo a ficha de uma aluna da Oitava série, ela nos deu três endereços, podendo ser encontrada em qualquer um, dependendo do dia da semana.
A instabilidade no sistema de valores também leva ao desamor, se é que existe desamor. Percebemos que o desequilíbrio é tão alarmante que numa entrevista com uma mãe e seu filho adolescente, a orientadora ficou perplexa quando a mãe olhou para o filho e disse: “Eu não gosto de você”. Ao que o filho respondeu: “Nem eu de você”.

Quem poderia imaginar que uma mãe que carregou seu filho no ventre durante nove meses e amamentou-o seria capaz de um dia se expressar com tanta insensibilidade? O sistema de valores está de pernas para o ar, mas a família que faz diferença, que tem a palavra de Deus como norma absoluta, que interioriza e ministra a palavra de Deus aos filhos, que pratica aquilo que ensina, que “ouviu e aprendeu o que lhes contou seus pais, que não encobre a seus filhos, mas conta às gerações os louvores do Senhor e as maravilhas que fez”. (Salmos 78.3, 4) A família cristã permanece firmada nos princípios divinos fazendo a diferença em meio a uma sociedade tão conturbada.

A família cristã experimenta a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A família foi instituída por Deus para ser bênção. Ele disse a Abraão que nele seriam benditas todas as famílias da terra. Ela existe para dar sustentabilidade às demais instituições. O que percebemos é que a família para desenvolver bem o seu papel, precisa ter a consciência que Deus deve ser o primeiro lugar em tudo e em todos e o desconhecimento desse princípio é a causa de tantos lares desajustados.
A família que reconhece Deus como Senhor e permite que seja controlador de suas ações é realmente aquela que Paulo, referindo-se à Igreja em Tessalônica disse: “Vos tornas-te modelo para todos os crentes”. É a família modelo que pode ser referencial para outras famílias conforme a história que contamos no início desse estudo. A família pode participar das mudanças desse mundo como instituição equilibrada. O mundo muda, os valores são instáveis, mas a família edificada em Deus permanece firme, independente do momento que esteja vivendo, como disse o apóstolo Paulo: “Por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toda família toma o nome, tanto no céu como sobre a terra”.
A família que faz diferença “em meio a uma geração corrompida e perversa” (Fl 2.15) é aquela que mantém um relacionamento sadio e vive na busca da santidade do casamento, impedindo tudo que possa bloquear a integridade da família. Vive uma vida dentro da vontade de Deus e por isso pode experimentar o que é bom, agradável e perfeito, dentro dos planos de Deus. É aquela que incentiva seus filhos a constituírem suas famílias vivendo os padrões divinos. “Olhando para Jesus autor e consumador da nossa fé”.
Como vai a sua família? Ela serve de modelo para seus vizinhos e amigos? O que temos para contar aos nossos filhos? O que nossos pais nos legaram que devemos contar aos nossos filhos? O que estaremos construindo para a futura geração? Será que estamos glorificando a Deus diante de nossos filhos? Será que estamos testemunhando do amor de Deus de tal forma que nossa família seja um modelo?

A família é uma instituição que faz diferença seja na mansão mais rica, na choupana, na palafita, numa tenda, onde for, desde que o criador e sustentador da família tenha seu lugar e que seja o primeiro.
Elizete Fragoso da Silva, PE
* Representante da UFMBB no Nordeste

http://www.ufmbb.org.br/