“A Urbano, nosso cooperador em Cristo, e a Estáquis, meu amado. Saudai a Apeles, aprovado em Cristo. Saudai aos da casa de Aristóbulo. Saudai a Herodião, meu parente. Saudai aos da casa de Narcisoque estão no Senhor. Saudai a Trifena e a Trifosa, que trabalham no Senhor. Saudai a amada Pérside, que muito trabalhou no Senhor. Saudai a Rufo, eleito no Senhor, e a sua mãe e minha. Saudai a Asíncrito, a Flegonte, a Hermes, a Pátrobas, a Hermes, e aos irmãos que estão com eles. Saudai a Filólogo e a Júlia, a Nereu e a sua irmã, e a Olimpas, e a todos os santos que com eles estão. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam” (Rm 6.3-15).
Principais temas – Vários são os temas da Carta, mas pode-se destacar que em Romanos 1-5 Paulo vai expor seu entendimento sobre a obra redentora de Cristo. Para ele, não existem homens justos, nem entre os judeus e nem entre os gentios, por isso, foi tão necessária a obra redentora de Cristo.
A salvação em Cristo é universal, tanto para judeus como para gentios, e só pode ser recebida mediante a fé. Ou seja, não pode ser adquirida mais pela lei, como defendiam os judeus (Rm 1.18-5,21).
Em Romanos 6-8, Paulo irá contrapor a lei mosaica com a fé em Cristo, defendendo que a fé em Cristo é, agora, o único meio para salvação e justificação. Acabouse a era da lei; agora, é a vez da fé.
Em Romanos 9-11, o apóstolo demonstra que a igreja é o cumprimento perfeito das promessas de Deus, pois reúne em seu meio tanto os judeus, o povo eleito, como os gentios, o povo enxertado.
Em Romanos 12-13, defendendo a unidade do corpo de Cristo, alerta que os cristãos devem se relacionar e respeitar dentro e fora da igreja. Romanos 14,15 trata sobre o respeito mútuo advindo do amor e da solidariedade dos cristãos.
FONTE: Atitude - Revista do jovem cristão – 2T10 - JUERP